quinta-feira, 22 de março de 2012

Luan Santana, Ana Hickmann e Neymar disputam o mercado com suas marcas

As celebridades ganham cada vez mais destaque com o licenciamento.
 De olho em um mercado que faturou R$ 5,7 bilhões em 2011 e cresce, em média, 5% ao ano, 
segundo dados da Associação Brasileira de Licenciamentos (Abral), 
marcas se associam a figuras como Ana Hickmann, Luan Santana, Neymar e
 Eliana para aumentar as vendas. O aquecimento do setor dá ainda espaço para novatos como Anderson Silva, P
aula Fernandes e Marimoon, apostas para o ano 2012.
“Quando você se associa a uma celebridade que tem um público cativo, 
ela tem o poder de passar esta imagem para os produtos.
As marcas utilizam os artistas para falar de saúde, beleza, moda etc. 
Eles já têm credencial entre os consumidores e 
as empresas aproveitam está tática para chamar a atenção e atrair mais pessoas”,
 declara Maurício Tavares, Diretor da Agência Tass, em entrevista ao Mundo do Marketing.


Saber posicionar a marca
Apesar do licenciamento de celebridade ser uma atrativo para o produto, 

algumas escolhas podem fugir do posicionamento do artista
 ou não condizer com a sua postura pública. 
Para não correr o risco, as agências buscam cada vez mais diminuir o número 
de ofertas e investir em qualidade e afinidade. A marca Luan Santana, por exemplo, 
busca atingir o público jovem e adulto, entretanto, 
já foram realizadas parcerias com marcas de brinquedos, 
para a confecção de bonecos, bolas e jogos para crianças a partir dos oito anos.
O cantor sertanejo também estampa 
duas marcas de chicletes e balas destinadas
 tanto ao público adolescente quanto ao infantil. 
“Para o licenciamento dar certo temos
 que tomar cuidado com o posicionamento da marca,
 como em qualquer outro mercado, 
e estarmos alinhados com a 
visão e a expectativas do artista. 
Entramos no setor de Cama, Mesa e Banho, 
com um lençol, dentro do raciocínio de 
que a adolescente gosta de levar o ídolo
 para o quarto, então ela 
vai ficar satisfeita em ter o Luan Santana 
em sua cama”,
 diz David Diesendrunck, Diretor da Agência de Licenciamentos Redibra, em entrevista ao portal. 
Para chamar a atenção do público mais jovem, a Florestal Alimentos resolveu
 unir a imagem de Luan Santana às balas da marca Flópi sem açúcar.
 Com 75 fotos diferentes do cantor em cinco sabores, 
a empresa tornou o produto colecionável pelo público e aumentou 
o volume de vendas em 22% com a inicativa. 
“A marca é tradicional e pela natureza do nosso produto o maior público são as mulheres.
 O licenciamento nos ajuda a buscar novos consumidores. 
No passado, já nos associamos a Angélica, Sandy & Júnior e clubes de futebol”, 
conta Adriano Orso, Gerente de Marketing da Florestal Alimentos, e
m entrevista ao Mundo do Marketing.
Mesmo com o sucesso da parceria com a Flópi, para gerenciar o posicionamento da marca, 
a Redibra repensa a estratégia e deve descontinuar alguns produtos licenciados, 
entre eles os chicletes e balas, apesar de não divulgar as marcas. Ainda assim,
 a agência segue com 50 itens, como caderno, vestuário, bijuterias e mochilas e,
 para o Dia dos Namorados, prepara o lançamento de uma linha 
de cuidados pessoais do cantor e enxerga ainda oportunidades no ramo de calçados.
Fonte: Mundo do Marketing | Edição: News Luan Santana

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