As celebridades ganham cada vez mais destaque com o licenciamento.
De olho em um mercado que faturou R$ 5,7 bilhões em 2011 e cresce, em média, 5% ao ano,
segundo dados da Associação Brasileira de Licenciamentos (Abral),
marcas se associam a figuras como Ana Hickmann, Luan Santana, Neymar e
Eliana para aumentar as vendas. O aquecimento do setor dá ainda espaço para novatos como Anderson Silva, P
aula Fernandes e Marimoon, apostas para o ano 2012.
De olho em um mercado que faturou R$ 5,7 bilhões em 2011 e cresce, em média, 5% ao ano,
segundo dados da Associação Brasileira de Licenciamentos (Abral),
marcas se associam a figuras como Ana Hickmann, Luan Santana, Neymar e
Eliana para aumentar as vendas. O aquecimento do setor dá ainda espaço para novatos como Anderson Silva, P
aula Fernandes e Marimoon, apostas para o ano 2012.
“Quando você se associa a uma celebridade que tem um público cativo,
ela tem o poder de passar esta imagem para os produtos.
As marcas utilizam os artistas para falar de saúde, beleza, moda etc.
Eles já têm credencial entre os consumidores e
as empresas aproveitam está tática para chamar a atenção e atrair mais pessoas”,
declara Maurício Tavares, Diretor da Agência Tass, em entrevista ao Mundo do Marketing.
ela tem o poder de passar esta imagem para os produtos.
As marcas utilizam os artistas para falar de saúde, beleza, moda etc.
Eles já têm credencial entre os consumidores e
as empresas aproveitam está tática para chamar a atenção e atrair mais pessoas”,
declara Maurício Tavares, Diretor da Agência Tass, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Saber posicionar a marca
Apesar do licenciamento de celebridade ser uma atrativo para o produto,
algumas escolhas podem fugir do posicionamento do artista
ou não condizer com a sua postura pública.
Para não correr o risco, as agências buscam cada vez mais diminuir o número
de ofertas e investir em qualidade e afinidade. A marca Luan Santana, por exemplo,
busca atingir o público jovem e adulto, entretanto,
já foram realizadas parcerias com marcas de brinquedos,
para a confecção de bonecos, bolas e jogos para crianças a partir dos oito anos.
O cantor sertanejo também estampa
duas marcas de chicletes e balas destinadas
tanto ao público adolescente quanto ao infantil.
“Para o licenciamento dar certo temos
que tomar cuidado com o posicionamento da marca,
como em qualquer outro mercado,
e estarmos alinhados com a
visão e a expectativas do artista.
Entramos no setor de Cama, Mesa e Banho,
com um lençol, dentro do raciocínio de
que a adolescente gosta de levar o ídolo
para o quarto, então ela
vai ficar satisfeita em ter o Luan Santana
em sua cama”,
diz David Diesendrunck, Diretor da Agência de Licenciamentos Redibra, em entrevista ao portal.
duas marcas de chicletes e balas destinadas
tanto ao público adolescente quanto ao infantil.
“Para o licenciamento dar certo temos
que tomar cuidado com o posicionamento da marca,
como em qualquer outro mercado,
e estarmos alinhados com a
visão e a expectativas do artista.
Entramos no setor de Cama, Mesa e Banho,
com um lençol, dentro do raciocínio de
que a adolescente gosta de levar o ídolo
para o quarto, então ela
vai ficar satisfeita em ter o Luan Santana
em sua cama”,
diz David Diesendrunck, Diretor da Agência de Licenciamentos Redibra, em entrevista ao portal.
Para chamar a atenção do público mais jovem, a Florestal Alimentos resolveu
unir a imagem de Luan Santana às balas da marca Flópi sem açúcar.
Com 75 fotos diferentes do cantor em cinco sabores,
a empresa tornou o produto colecionável pelo público e aumentou
o volume de vendas em 22% com a inicativa.
“A marca é tradicional e pela natureza do nosso produto o maior público são as mulheres.
O licenciamento nos ajuda a buscar novos consumidores.
No passado, já nos associamos a Angélica, Sandy & Júnior e clubes de futebol”,
conta Adriano Orso, Gerente de Marketing da Florestal Alimentos, e
m entrevista ao Mundo do Marketing.
unir a imagem de Luan Santana às balas da marca Flópi sem açúcar.
Com 75 fotos diferentes do cantor em cinco sabores,
a empresa tornou o produto colecionável pelo público e aumentou
o volume de vendas em 22% com a inicativa.
“A marca é tradicional e pela natureza do nosso produto o maior público são as mulheres.
O licenciamento nos ajuda a buscar novos consumidores.
No passado, já nos associamos a Angélica, Sandy & Júnior e clubes de futebol”,
conta Adriano Orso, Gerente de Marketing da Florestal Alimentos, e
m entrevista ao Mundo do Marketing.
Mesmo com o sucesso da parceria com a Flópi, para gerenciar o posicionamento da marca,
a Redibra repensa a estratégia e deve descontinuar alguns produtos licenciados,
entre eles os chicletes e balas, apesar de não divulgar as marcas. Ainda assim,
a agência segue com 50 itens, como caderno, vestuário, bijuterias e mochilas e,
para o Dia dos Namorados, prepara o lançamento de uma linha
de cuidados pessoais do cantor e enxerga ainda oportunidades no ramo de calçados.
a Redibra repensa a estratégia e deve descontinuar alguns produtos licenciados,
entre eles os chicletes e balas, apesar de não divulgar as marcas. Ainda assim,
a agência segue com 50 itens, como caderno, vestuário, bijuterias e mochilas e,
para o Dia dos Namorados, prepara o lançamento de uma linha
de cuidados pessoais do cantor e enxerga ainda oportunidades no ramo de calçados.
Fonte: Mundo do Marketing | Edição: News Luan Santana
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